domingo, 4 de janeiro de 2009

Estudos de personagens e a "escalação de elenco"

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer na hora de criar uma Hq é a "escalação do elenco". Lógico que, no decorrer do processo, dependendo da necessidade, as características físicas e psicológicas da personagem mudam conforme a história progride, mas eu gosto muito de criar personagens baseados em atores e atrizes, e, principalmente, calcá-los em seus papeis marcantes.
Por exemplo: Estou fazendo o lay-out de uma história em que aparece um médico, que é esse aí em cima. Ao invés de criá-lo do nada, achei interessante utilizar as feições do ator Christian Clemenson, que faz o advogado Jerry Espenson no seriado "Justiça sem limites" ("Boston Legal"), do canal Fox.

Vídeo com Jerry em ação: http://www.youtube.com/watch?v=S3gEf10ioYs&feature=PlayList&p=0C51E00DF13C86EE&playnext=1&index=1

Eu até conhecia o seriado, mas depois que meus amigos Pedro e Álvaro falaram dele com entusiasmo, comecei a assisti-lo pra valer. E daí vi que era um baita programa, muito bem roteirizado e com uma carga de cinismo bem legal. O personagem de Christian tem uma série de tiques e manias, mas sua interpretação deixou o personagem muito engraçado e carismático. Achei que era uma pequena forma de homenageá-lo. Espero que meu doutor fique com as mesmas feições até o final da história.
Com relação à utilização de atores como referência para personagens, nunca havia me ligado muito nisso, eu realmente criava suas feições "do nada". Mas comecei a usar esse expediente com mais frequência quando vi que os principais personagens da Bonelli eram criados assim. Abaixo, alguns exemplos.

O personagem Ken Parker, de Berardi e Milazzo, foi criado com base em Robert Redford, mais especificamente em sua atuação no filme "Mais forte que a vingança", de Sidney Pollack


O personagem Dylan Dog foi criado com base no ator inglês Rupert Everett


A criminóloga Júlia Kendall tem as feições da atriz Audrey Hepburn, de "Bonequinha de luxo"


O Mágico Vento tem a cara do ator Daniel Day-Lewis, especificamente seu papel em "O último dos moicanos"


O Nick Fury da série "Os Supremos", não tinha nem como ser diferente, é a fuça do Samuel L. Jackson, que acabou por interpretá-lo em "Homem de Ferro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário