terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma nova história - passo - a - passo de uma página

Eu e meu fiel amigo super-desenhista Pedro Caraça estamos desenvolvendo uma nova HQ, cujo tema ainda queremos manter em sigilo. Porém, como as páginas que ele está produzindo estão saindo fenomenais, achei legal explicar como a gente vem desenvolvendo essa nova história.
O que dá pra dizer dessa HQ é que ela é baseada em uma música. Podíamos escolher a música que quiser, optamos por um heavy metal clássico. A partir disso, desenvolvi o argumento e parti pros layouts de página.
Esse foi um problema, uma vez que estou acostumado a desenvolver as histórias que crio pensando nos populares formatos "americano" e "magazine". Dessa vez, a gente tinha uma limitação de formato - as páginas têm que ser quadradas, 12 x 12 cm. Isso, de certa forma, me tira cerca de 1/3 de uma página comum (não digo nas medidas, mas em relação ao fato que estou acostumado a dividir uma página em três partes; nesse formato quadrado, tive que fazer a maioria das divisões em duas partes).
Pensar numa página com essas dimensões foi um desafio, pois as viradas e a sucessão dos acontecimentos que vão se desenrolando têm que ser desenvolvidas em outro ritmo. Não há "gordura" pra se queimar aqui - cada quadro tem que ser sucinto, e imediatamente deve desencadear outra ação.
Pra ficar mais claro o que estou dizendo, vou mostrar como foi feita a página 02 da história:


Nessa página, me limitei a mostrar três ações marcantes:

1 - O cara está no quarto dele, ouve um som que vem de fora, e vai em direção à janela;

2 - O cara olha pra baixo (ele está num andar superior), pro jardim dele, e se surpreende;

3 - Ele vê (e o leitor vê junto) várias fadas no jardim, cantando e dançando;

Abaixo, como ficou a página, após ter sido (belamente) desenhada pelo Pedro:


Gostei muito dos efeitos psicodélicos que o Pedro colocou no último quadro, para dar um clima mais surreal à página.

Em breve, colocarei a versão colorizada e letreirada da página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário